Estudo

Estudo

É hoje incontestável o relevo que o desporto para todos ocupa na sociedade atual. Neste contexto, a Associação da Madeira de Desporto para Todos (AMDpT), através dos seus Associados, tem assumido um papel determinante no domínio da promoção e organização de atividades físicas e desportivas, com finalidades lúdicas, formativas e sociais, assim como, da promoção da qualidade de vida dos praticantes de desporto para todos (DpT).

Perante o impacto crescente deste segmento do desporto, torna-se relevante fundamentar a efetividade desta prática desportiva na vida do praticante DpT. Para tal, é necessário desenvolver investigação científica junto dos Associados com a finalidade de: (1) identificar preferências dos praticantes de DpT relativamente à tipologia das atividades desportivas, bem como, das instalações; (2) caraterizar os níveis de atividade física,  de aptidão física, de saúde, de felicidade e de qualidade de vida com recurso a medidas objetivas; e (3) testar diferentes intervenções no domínio da promoção da atividade física.

Uma recolha de informação e intervenção junto dos Associados, permitirá à AMDpT traçar estratégias inovadoras de promoção da atividade física.

Em termos metodológicos, a investigação que a AMDpT pretende implementar em 2017 contem 4 fases distintas: (1) caraterização inicial do praticante de DpT, através de questionários e testes de aptidão física validados; (2) formação técnica específica e sessões de educação para a saúde direcionadas para os praticantes de DpT; (3) implementação de estratégias de promoção da atividade física dirigidas aos praticantes de DpT; e (4) reavaliação dos participantes. Este estudo terá a duração de 3 anos. Todas as avaliações serão efetuadas nos locais onde decorrem as atividades desportivas. A operacionalização das avaliações no terreno decorrerá em articulação entre a equipa de avaliadores da AMDpT e os técnicos locais. Nenhum dos procedimentos representa qualquer tipo de risco para a saúde dos participantes. Todas as avaliações serão feitas por professores de Educação Física e os participantes terão acesso aos seusresultados pessoais. A participação no estudo exigirá um consentimento informado.

Este estudo dará um importante contributo para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de promoção da atividade física, reforçando a linha de apoio aos Associados. Assim, a participação de todos os praticantes de DpT afetos aos Associados é determinante, permitindo compreender, intervir e transformar atitudes e comportamentos face à atividade física.

Estudo do Perfil do Praticante de Desporto para Todos no âmbito do Projeto Move Now

Background: A Associação da Madeira de Desporto para Todos, através dos seus Associados, tem assumido um papel determinante no domínio da promoção e organização de atividades físicas e desportivas, com finalidades lúdicas, formativas e sociais, assim como, da promoção da qualidade de vida dos praticantes de desporto para todos (DpT).

Objetivos: (1) identificar as preferências dos praticantes de DpT relativamente à tipologia das atividades desportivas, bem como, às instalações; (2) caraterizar a atividade física, a aptidão física, os fatores de risco associados às doenças cardiovasculares e a qualidade de vida com recurso a medidas objetivas; e (3) desenvolver e testar diferentes intervenções no domínio da mudança de comportamento, relativamente à atividade física.

Amostra: Serão alvo deste estudo todos os praticantes de DpT afetos aos associados da AMDpT. O presente estudo apresenta um delineamento longitudinal, com avaliações no 1º e 3º ano. Ao longo do projeto serão desenvolvidas e avaliadas um conjunto de intervenções dirigidas com o objetivo de promover o aumento dos níveis de atividade física semanal dos praticantes.

Variáveis em análise: (1) níveis de atividade física; (2) barreiras à atividade física; (3) variáveis sociodemográficas; (4) fatores de risco associados às doenças cardiovasculares; (5) estratificação do risco para eventos cardiovasculares decorrentes do esforço físico; (6) variáveis relacionadas com a qualidade de vida; (7) aptidão física.

Critérios de inclusão e exclusão: Os critérios de inclusão da amostra a considerar neste estudo são os seguintes: (1) ser praticante de desporto DpT numa instituição associada à AMDpT; (2) ser autónomo e independente na realização das atividades de vida diária. Os critérios de exclusão neste estudo são os seguintes: (1) apresentar deficit cognitivo; (2) reportar problemas de saúde que sejam considerados contraindicações absolutas à prática de atividade física e (3) ter alguma morbilidade que possa comprometer a sua participação em atividades físicas (doença aguda, doenças neurológicas progressivas, acidente vascular cerebral, condições crónicas instáveis).

Estratégia: O estudo de investigação que se pretende implementar entre 2017-2020 contempla 5 fases sequenciais: (1) caraterização inicial do praticante de DpT, através da monitorização da atividade física por acelerometria, questionários sociodemográficos e de saúde e testes de aptidão física; (2) preparação e formação de equipas técnicas; (3) implementação de estratégias de promoção da atividade física dirigidas aos praticantes de DpT (por exemplo: sessões de educação para a saúde, atividades práticas, convívios comemorativos, entre outros.); (4) reavaliação dos praticantes de DpT após um follow up de 3 anos; e (5) divulgação e disseminação dos resultados do estudo.
Todas as avaliações serão efetuadas nos locais onde decorrem as atividades desportivas. A operacionalização das avaliações no terreno decorrerá em articulação entre a equipa de avaliadores da AMDpT e os técnicos locais. No caso das atividades pontuais, será solicitado aos praticantes o preenchimento dos questionários no ato da inscrição.

Riscos: O risco associado com à participação dos praticantes de DpT neste estudo é idêntico ao encontrado na realização normal das atividades em que participa regularmente. Nenhum dos procedimentos representa qualquer tipo de risco para a sua saúde. No final da sessão de avaliação, poderá sentir um ligeiro cansaço ou fadiga muscular, habitual após a realização das atividades físicas ligeiras, que desaparece ao fim de uma semana.

Benefícios: Este estudo é de grande relevância para o desenvolvimento e implementação de programas focados na adoção de estilos de vida mais saudáveis, assim como, para a identificação de grupos vulneráveis. A participação individual é determinante para compreender, intervir e transformar comportamentos com influência direta na qualidade de vida e aumento dos níveis de atividade física semanal. Todos os participantes têm acesso aos seus resultados pessoais. A eventual deteção de valores anómalos nos parâmetros de avaliação será comunicada.

Confidencialidade: Cada participante terá um número de identificação pessoal que permitirá manter a sua privacidade. A participação no estudo exigirá um consentimento informado.

Resultados esperados: Este estudo dará um importante contributo para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de promoção da atividade física, reforçando o papel das atividades de DpT. A participação de todos os praticantes de DpT afetos aos associados é determinante, permitindo compreender, intervir e transformar atitudes e comportamentos face à atividade física.

 

Variáveis em Estudo

Instrumento recomendado/ Dimensões de avaliação

Referências dos instrumentos  

Atividade Física

Acelerometria: Actigraph- GT9X-BT

Pedómetros

Questionário de Baecke et al., (1982) adaptado por Pols et al., (1995).

1-Pols MA, Peeters PH, Bueno-De-Mesquita HB, Ocké MC, Wentink CA, Kemper HC, Collette HJ. (1995). Validity and repeatability of a modified Baecke questionnaire on physical activity. Int J Epidemiol. 24(2):381-8.

2-Instrumentos Actigraph

Qualidade de Vida

SF-12

1-Ware, J.E., Sherbourne, C.D., 1992. The MOS 36-item short-form health survey (SF-36). Med. Care 30 (6), 473–483.

Aptidão Física

Crianças: Eurofit e Fitnessgram;

Adultos: Eurofit Adultos  

Idosos: Sénior Fitness Test

1-Crianças: Meredith MD, Welk G. FITNESSGRAM/ACTIVITYGRAM: Test Administration Manual. 4th ed. Champaign, IL: Human Kinetics; 2007.

Research CES. EUROFIT: Handbook for the EUROFIT Tests of Physical Fitness. 2nd ed. Strasbourg, France: Committee of Experts on Sports Research; 1993.

2-Adultos: Oja P, Tuxworth B (Eds) (1995). EUROFIT for adults. Assessment of health-related fitness. Finland: Council of Europe Publishing.

3-Adultos idosos: Rikli RE, Jones CJ (2013). Senior fitness test manual. Champaign, IL: Human Kinetics, Inc.

Fatores de risco/Saúde  

Informação sobre a saúde e fatores de risco para as doenças cardiovasculares

1-American College of Sports Medicine (2014). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Ninth Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins

 

Questionário de Avaliação da Atividade Física
Resultados ao questionário de Atividade Física